Eaí!?
Se você é daquelas que só finge que entende tudo de futebol, mas na realidade só sabe gritar GOL e reparar nas pernocas dos jogadores, então você não pode deixar de ler este manual básico sobre este esporte tão popular entre o sexo masculino, o pão e circo do upgrade futebol . Afinal, se você tem namorado marido, amigo, rolo, pega, sei lá o que , sabe o quanto é chato ficar assistindo jogo sem entender nada…E se você não tem, ainda vai ter! Por isso, é melhor estar preparada para quando esse momento chegar.
Jogo:
Cada time tem 11 jogadores no campo, sendo que 10 jogam na linha (ficam em movimento o tempo inteiro) e um, o goleiro, fica a maior parte do tempo parado no gol. O time ainda conta com os jogadores que ficam no banco de reservas, mas não há um número fixo para eles. No Brasileirão, por exemplo, são sete e na Copa do Mundo, 12.
Jogadores e suas posições:
Atacante: é o jogador que tem objetivo de fazer gols.
Zagueiro: é o jogador responsável pela defesa do time.
Laterais: são jogadores de defesa como os zagueiros, mas se posicionam na lateral do campo, estabelecendo a ligação entre ataque e meio campo.
Meio campo: ficam no meio do campo, ligando ataque e defesa do próprio time. Eles tentam organizar jogadas para os jogadores do ataque.
Goleiro: fica dentro da grande área do campo e sua função é evitar os gols do time adversário.
O Árbitro (juiz)
Além dos 22 jogadores no campo, um árbitro e mais dois bandeirinhas (um de cada lado do campo) completam a partida. Um outro árbitro fica de fora só observando as jogadas.
Tempo:
O jogo tem dois tempos de 45 minutos cada, com um intervalo de 15 minutos, sendo que poderá ser prolongado (acréscimo) dependendo de quantas vezes foi paralisado ao longo do tempo.
As regras:
- Cada time pode substituir os jogadores nos 90 minutos três vezes.
- O goleiro é o único jogador que pode pegar a bola com as mãos, desde que esteja em sua área.
- Na Copa do Mundo: se o jogo terminar empatado no tempo regular, há uma prorrogação de 15 minutos. Se o placar se mantiver empatado após a prorrogação, serão cobrados penâltis.
Termos importantes do jogo:
Grande área: é a área no formato de retângulo maior que antecede o gol.
Grande área: é a área no formato de retângulo maior que antecede o gol.
Pequena área: é a área no formato de retângulo menor que antecede o gol.
Falta: quem dá a “falta” a um jogador é o juiz quando aquele quebra algumas regras do jogo, que podem ser:
- Ofensas a outro jogador
- Agressão a outro jogador
- Fazer uma jogada perigosa
- Encostar a mão na bola
Quando a falta é dada, aquela jogada é paralisada e a bola fica com o outro time.
Pênalti ou penalidade máxima:
acontece quando há uma falta grave cometida dentro da grande ou da pequena área do time adversário. A bola é colocada na marca do pênalti (a bolinha branca dentro da grande área). O jogador do time adversário, então, tenta marcar um gol, com o jogo parado.
Impedimento:
É o mais difícil, mas vamos lá
Imagine que você é a atacante do time A e sua amiga é zagueira do time B. Vocês estão na pequena área (bem pertinho do gol). Se você estiver posicionada entre a sua amiga e o goleiro do time B e receber a bola de uma jogadora do seu time, você está impedida.
Essa regra (complicada) evita que os times coloquem jogadores fixos ao lado do goleiro adversário.
Cartão Amarelo:
é dada ao jogador quando ele comete uma falta média. Funciona como uma advertência ao jogador. Ao receber o segundo cartão amarelo no mesmo jogo, o jogador recebe o vermelho e é expulso.
é dada ao jogador quando ele comete uma falta média. Funciona como uma advertência ao jogador. Ao receber o segundo cartão amarelo no mesmo jogo, o jogador recebe o vermelho e é expulso.
Cartão Vermelho:
significa que o jogador foi expulso do jogo por cometer uma falta grave.
Proonto, agora eles que terão que aguentar no sofá torcendo e gritando todos os domingos à tarde!